tab tab tab tab tab tab tab tab tab tab

 

"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."

 

MTC

Equipa

 

Personalidades conta com uma equipa de trabalho multidisciplinar, baseada numa sólida formação científica e com provas dadas nas suas várias áreas de intervenção.

Coordenação Científica

Diana da Silva Dias, Prof. Doutora  

Membro Efectivo nº 2661

Membro do Conselho Científico e Consultivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses

dianad@personalidades.eu

 

Diana da Silva Dias, licenciou-se em Psicologia, especializando-se em Psicoterapia e Orientação Vocacional na Universidade do Porto. O seu Doutoramento em Ciências da Educação (FPCE-UP) versando a temática da integração académica no Ensino Superior culminou de todo uma experiência e trabalho de campo (FEUP), não só como docente (FPCE-UP), mas também como investigadora na área da Psicopedagogia no Ensino Superior (CIPES).

Para além do exercício clínico como psicóloga, assumiu ao longo da sua carreira vários cargos de gestão académica, dirigindo uma Escola Superior e coordenando científica e pedagogicamente três Licenciaturas e diversas Pós-Graduações, nomeadamente da licenciatura em Psicologia da Universidade Europeia - Laureate International Universities, bem como da Licenciatura e Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da mesma Universidade.

Atualmente, assume a Vice-Reitoria para a Investigação e o Desenvolvimento Académico da Universidade Europeia. Professora associada da mesma Universidade é ainda investigadora e membro do Conselho Científico do CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior. Tem vasta obra cientifica publicada em revistas indexada e é a representante europeia do Teaching & Learning Research Commitee da Laureate International Universities.

Consultora em políticas de Ensino Superior, tendo trabalhado com diversas entidas de relevo nacional e internacional, nomeadamente, A3ES, CNE, EUA, UNESCO e OCDE.

Atualmente, membro do Conselho Científico e Consultivo da OPP - Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Acreditações Profissionais na área da Psicologia:

Full Member da American Psychological Association (APA).

Full Member da NEPES - Network of European Psychologists in the Educational System.

Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia.

Member da Society for Vocational Psychology (APA).

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a cédula profissional n.º 2661.

Sócia Fundadora da PAIDEIA – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Membro Supervisor da Rede de Supervisores de profissionais de Psicologia ORASI, nas áreas da Psicologia Clínica/da Saúde e da Psicologia da Educação/Escolar.

 

 

 

 
Equipa Técnica

Maria de Fátima Mota, Mestre

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 11971

fatimamota@personalidades.eu

 

Maria de Fátima Vieira Caetano Ferreira da Mota licenciou-se em Psicologia, especializando-se no ramo de Psicologia Clínica e desenvolveu o seu Mestrado nas áreas específicas da Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.

Tem desenvolvido a sua actividade profissional no âmbito da Consulta e Avaliação Psicológica, privilegiando a sua intervenção psicológica, nos diversos contextos da infância e adultez (individual, casal e família).

A sua carreira investigativa tem vindo a focalizar essencialmente a temática da Qualidade da Educação. Nesta dimensão destaca-se a sua participação no I Congresso Internacional de Estudos de Crianças: Infâncias Possíveis, Mundos Reais realizado na Universidade do Minho, onde apresentou uma comunicação científica sob o título “Narrativas e Significados da Prática Educativa e do Envolvimento Parental em Profissionais de Infância” e no I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses: Afirmar os Psicólogos, realizado no Centro Cultural de Belém, onde apresentou a comunicação científica "Crenças de Eficácia Pessoal dos Professores: Proposta e Pré-Validação de um Modelo Explicativo".

Especializou-se em Avaliação Psicológica de Condutores no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Felisbela Gonçalves

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº11020

felisbela@personalidades.eu

 

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais 
Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção com crianças e adolescentes.
 
Desenvolveu o seu percurso na área da Psicologia Clínica e da Saúde, com especial incidência em intervenções cognitivo-comportamentais e emocionais de 3ª geração. 
Da prática clínica, destacam-se as Intervenções Psicológicas com Adultos e Jovens; tendo tido também experiência com a intervenção e recuperação de toxicodependentes; crianças institucionalizadas; reclusos (no âmbito da formação de adultos) e orientação vocacional a jovens.
A par com a prática clínica, tem desenvolvido um percurso na área da gestão da formação e dos recursos humanos. 
No âmbito da investigação cientifica na saúde, estudou os efeitos da auto-compaixão e da raiva na motivação e adesão ao tratamento de doentes com diabetes (tipo I) e na qualidade de vida percebida, pelos mesmos. 

Raquel Barroso

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 22671

raquel.barroso@personalidades.eu

 

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPECUP) na área da adoção e do acolhimento de crianças e jovens.

Mestrado em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano (FPCEUP).

Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes.


Tem desenvolvido a sua prática clínica no âmbito da Consulta e Avaliação Psicológica a Crianças e Adolescentes, destacando-se como principais áreas de interesse: dificuldades emocionais, comportamentais e perturbações de desenvolvimento; dificuldades de aprendizagem, situações de luto e de divórcio; dificuldades relacionadas com a vivência da adoção.

Experiência como mediadora e formadora em vários contextos.


É autora e co-autora de dezenas publicações nacionais e internacionais, nas seguintes áreas:

ajustamento psicológico de crianças e adolescentes; problemas de comportamento; desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes; autoestima e autoconceito de crianças e adolescentes; adoção e acolhimento residencial; educação.

Participa como oradora em congressos e conferências nacionais e internacionais.


 
Siga também o Personalidades no:
Copyright © 2010 - Personalidades . Todos direitos reservados