tab tab tab tab tab tab tab tab tab tab

 

"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."

 

MTC

Orientação Vocacional

 

O Gabinete de Psicologia Personalidades oferece um acompanhamento especializado que, através da Consulta de Orientação e Aconselhamento Vocacional proporciona uma ajuda especializada na construção e implementação de projectos de vida, no âmbito escolar e profissional.

 

Processo de Exploração Vocacional

 

1ª Fase

 

O processo de Orientação inicia-se com uma fase de sensibilização à importância do desenvolvimento vocacional no quadro de vida do indivíduo e do papel activo e responsável que este deve assumir na sua direcção e dinamização.

 

2ª Fase


Prossegue com uma análise das diversas dimensões do desenvolvimento vocacional, introduzindo progressivamente diversas actividades, individuais e em grupo, promotoras e orientadoras desse desenvolvimento. Entre essas actividades, incluem-se:

  • diversas modalidades de avaliação psicológica (testes vocacionais e de aptidões/competências), visando clarificar e aprofundar o conhecimento de si próprio;
  • consultas individuais de aconselhamento vocacional, procurando responder de forma personalizada às necessidades de cada um;
  • análise de informação escolar e profissional (saber quais os cursos técnico-profissionais, os estabelecimentos de ensino e cursos superiores, bolsas de estudo, saídas profissionais ou outras questões que precise esclarecer) e disponibilização de materiais e fontes informativas, com o objectivo de desenvolver atitudes e competências favoráveis à exploração vocacional.

3ª fase


Neste âmbito, realizam-se também consultas com Pais ou Encarregados de Educação, com objectivos quer de informação, quer de sensibilização ao seu papel especifico no desenvolvimento vocacional dos jovens.

 

4ª Fase
O processo conclui-se com a elaboração de um relatório ou dossier individual onde se sintetizam os aspectos mais relevantes das diferentes fases. Este documento visa proporcionar material estruturado de reflexão para a tomada de decisão e o planeamento quanto a trajectórias vocacionais futuras.

 

A Consulta de Orientação e Aconselhamento Vocacional do Gabinete de Psicologia Personalidades enquadra-se nas mais recentes perspectivas conceptuais da Psicologia Vocacional e é apoiada por técnicos especializados neste domínio.

 

A escolha de um agrupamento ou curso podem condicionar significativamente o empenho e êxito profissional futuros. A Consulta e Aconselhamento Vocacional pretende ajudar a uma tomada de decisão consciente e responsável, contribuindo para um futuro profissional e pessoal com sucesso.

 

Programas especiais para:
 
Siga também o Personalidades no:
Copyright © 2010 - Personalidades . Todos direitos reservados